carrinho vazio
Minerais e Oligoelementos
14 de March de 2016 MT autor MT
Minerais e Oligoelementos: Magnésio, Cálcio, Fósforo, Zinco, Manganês, Molibdénio e Selénio

Os Minerais e os oligoelementos são substâncias que devem existir no nosso corpo, as primeiras em maior quantidade e as segundas em pequenas quantidades, embora todas elas sejam essenciais.

Elas actuam como catalisadores que intervêm nas várias reacções das células, promovendo o bom funcionamento do corpo. Esta combinação vai favorecer a acção individual de cada um deles mas no conjunto de um todo.

Sabe-se que a utilização de oligoelementos é eficaz em problemas como a osteoporose bem como muitos outros problemas reumáticos. A presença de elementos minerais como o Molibdénio, o Magnésio, o Cálcio, o e o Fósforo é indispensável para a activação das enzimas, para o bom funcionamento muscular e para a formação, desenvolvimento, mineralização e manutenção da densidade dos ossos.

As circunstâncias da vida moderna passaram a exigir uma quantidade maior de Magnésio, uma vez que os aportes via alimentação parecem não atendê-la, pelo contrário, parecem mesmo diminuir. Com efeito, os alimentos estão cada vez mais pobres em Magnésio devido a utilização seguida de adubos químicos e ao refinamento. Por outro lado, os alimentos mais ricos em Magnésio (tais como legumes secos, chocolate, nozes, avelãs, amêndoas) não são ingeridos regularmente por serem muito ricos em calorias. O papel fisiológico do Magnésio é muito relevante a todos os níveis e sabe-se que uma parte importante do Magnésio ingerido é fixada sobre os ossos sob a forma de fosfatos e bicarbonatos, pelo que ele é indispensável para a manutenção da saúde e robustez daqueles.

A grande função do Cálcio no organismo é sobejamente conhecida e está associada à massa óssea. Trata-se do mineral mais abundante no corpo humano e a sua grande maioria (99%) está localizado nos ossos. O Cálcio intervém, então, directamente, na formação dos ossos e quando a quantidade de Cálcio presente nos ossos é deficiente eles tornam-se frágeis, sujeitos a fracturas e isso traduzir-se em sinais de descalcificação como a Osteoporose.

O Fósforo é o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está, igualmente, localizado nos ossos e dentes. A relação do Fósforo com o Cálcio tem início logo ao nível do intestino. A absorção do Cálcio a nível do intestino é bastante influenciada pela presença de Fósforo. A absorção torna-se mais eficaz quando a quantidade de Fósforo é cerca de metade da do Cálcio. Deste modo a suplementação em Fósforo é classicamente prescrita sempre que existe desmineralização óssea.

O Zinco actua ao nível do foro reumatológico pois é importante no metabolismo dos macronutrientes e interfere no crescimento.

O Manganês é um dos minerais essenciais para o crescimento e reparação dos ossos e assume um papel imprescindível na síntese de mucopolissacáridos que envolvem e protegem as células e lubrificam as articulações. A deficiência de manganésio produz um decréscimo de CAG que diminui a resistência física nos ligamentos e tendões. Em animais, a deficiência de manganésio inibe a produção de proteoglicanos, o que provoca a deformação de ossos e juntas.
O Molibdénio é essencial para o funcionamento de muitas enzimas e para o crescimento.

Por último, o Selénio. Considerado o "novo oligoelemento" por excelência, ele exerce uma acção primordialmente antioxidante e de prevenção da degeneração das células. Além disso, pesquisas em curso colocam em evidência as suas propriedades anti-inflamatórias ajudando, assim, a aliviar os sintomas das doenças reumáticas.

As marcas por tras da marca...

3 Chenes
Armonia
Bach
BioCeutica
Biocol
Bional
Biover
Calendula
Cem por Cento
CHI
Depuralina
DHU
DietImport
Dietmed
Dr Grandel
Dr Reckeweg
ESI
Farmodietica
Fharmonat
Goldfarma
Good N' Natural
Novo Horizonte
Heel
KTB
Natiris
Naturmil
Nordic
Novity
Nutergia
Otosan
Pedyx
Physalis
Phytogold
Plameca
Prisma
Pure Clinic
Sanun
Segredo da Planta
Solgar
Solmirco
Sovex
Specciasol
Star Balm
Vitasil
Loja Segura...

Praticando uma politica de proximidade com os seus clientes somos uma plataforma que, procura garantir máxima qualidade e confiança em todos os procedimentos.

Todos as transações e pagamentos na loja, são operados em ambiente seguro. Disponibilizamos-lhe todos os meios de pagamento atualmente testados e autorizados para utilização em ambiente E-Commerce.

  • Multibanco
  • PayPall
  • Cartão Crédito
  • Visa Eletron
  • Master Card